A gestão da matéria prima de uma empresa é muito importante para otimizar a produção e reduzir os custos, apesar disso, muitas vezes, ela acaba sendo esquecido pelos empreendedores.
No artigo de hoje, explicaremos a importância de adotar boas práticas de controle de insumos e ensinar métodos eficientes para que essas sejam concretizadas. Não deixe de conferir:
Mas, antes de lermos as dicas abaixo, é preciso que tenhamos em mente o que é gestão de matéria prima.
A gestão de matéria prima está relacionada com a organização do fornecimento – de maneira permanente e contínua – dos itens que farão parte das atividades do seu negócio, podendo ser essas:
O controle do estoque exige diversos cuidados para que ele permaneça lucrativo dentro do mercado – sendo assim, consequentemente, qualquer falha pode prejudicar nas suas operações.
Com um bom gerenciamento dos insumos, é possível garantir o controle da sua linha de produção, que envolve desde o acompanhamento de pedidos até a entrega do produto – é impossível que uma companhia se comprometa com os prazos de entrega se não possuir bens disponíveis para a produção.
Sendo assim, a gestão de matéria-prima ajuda o gestor a melhorar o investimento em estoques, além de reduzir custos e utilizar o capital de modo efetivo, evitando vencimento de itens, por exemplo.
O conhecimento a fundo da sua linha de produção é o primeiro passo para que o gestor possa constatar falhas ou desperdícios, além de facilitar a identificação da qualidade dos seus produtos e realizar um levantamento das quantidades utilizadas nos meses anteriores.
Uma boa dica é utilizar um software ou planilhas para otimizar os processos, controlando desde a entrada da matéria prima até a saída final do produto.
Dessa forma, é possível analisar os dados dos insumos que serão utilizados e planejar as compras que mais se adequem ao seu negócio.
É importante ter em mente que uma boa gestão da matéria-prima está diretamente ligada ao planejamento correto, de acordo com o perfil que o estabelecimento apresenta, e é capaz de contribuir para que a previsão de obrigações que a empresa tem a cumprir estejam organizadas e dentro do seu determinado prazo.
Uma boa dica é utilizar das ferramentas ofertadas pela tecnologia para avaliar em tempo real as perspectivas de venda e produtividade.
Para ter um local de armazenamento organizado, um bom macete é começar pela limpeza onde os materiais serão guardados – você pode usufruir de ferramentas como o 5S, programa de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização.
Você também deve buscar buscar a otimização do espaço do armazém por verticalização (sempre que possível), a organização por meio de uma política correta de endereçamento dos produtos no estoque, um nível adequado de automação do armazém para obter ganhos em escala e ter procedimentos padronizados para garantir o compliance do processo.
Outro ponto é a validade dos itens. Crie um calendário de reposição e utilize notificações indicando a validade dos bens, assim, você não irá correr o risco de perder dinheiro e de não ter materiais para dar procedimento ao seu trabalho.
Gostou das dicas? Preparamos outro material que pode ser do seu interesse: “Tipos de caminhão utilizados no transporte de carga”. Não deixe de conferir.