Quais as diferenças entre Logística inbound e outbound?

O mercado empresarial se mostra mais competitivo a cada dia que passa e, com o intuito de se diferenciar e agregar valor à prestação de serviços ao cliente, empresas vêm fazendo uso da logística como peça-chave para reduzir custos e ter mais produtividade e eficiência.

Sendo assim, ter o domínio de alguns termos e estar constantemente atualizado sobre as novidades do setor influencia positivamente no crescimento do negócio. 

Pensando nisso, preparamos um artigo especial para você com um assunto muito importante na área da logística: as diferenças do inbound e outbound e como eles interferem na gestão de custos de uma transportadora. 

Logística inbound

É basicamente o controle de fluxo de produtos na janela de abastecimento. O procedimento é relacionado ao transporte, armazenagem e entrega de itens para determinada empresa – tem início nos fornecedores e vai até a chegada à fábrica – ou seja, o processo controla o fluxo de mercadorias em que o destino final é a instituição.  

Fazem parte da logística inbound: estocagem, pesquisa e gestão de fornecedores, auditorias bem executadas, transporte do fornecedor até a empresa, entre outras tarefas.

Logística outbound

Seguindo o caminho inverso, a logística outbound tem a empresa como ponto de partida e o endereço do cliente, centros de distribuição ou pontos de apoio como de chegada. 

O processo tem início após o recebimento da matéria-prima e o fim da produção no momento que a marca se prepara para concretizar o envio das encomendas. 

A logística outbound envolve tarefas do tipo: contratação de parceiros para transporte, transferência de carga, emissão de notas fiscais e documentos, processo de embalagem, entre outras. 

Entre as muitas diferenças que os processos apresentam, as principais delas são: cliente final e objetivos. Apesar disso, é de extrema importância que ambos sejam realizados de maneira produtiva e eficaz, pois não dar a devida atenção às suas etapas pode resultar em atrasos com materiais e até mesmo problemas com os fornecedores. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração são os custos das operações logísticas, que costumam ser elevados, portanto, ao desenvolver uma gestão assertiva, a empresa  será capaz de eliminar desperdícios e erros e, consequentemente, otimizar seus recursos.  

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