A cada dia que passa, a logística vem incorporando mais a tecnologia em seu cotidiano – e isso ocorre pelos inúmeros métodos que ela gera aos empreendimentos, como a redução de custos e a otimização de processos, por exemplo.
O rastreamento de cargas já vem sendo aderido por muitas empresas e transportadoras, já que ele possibilita, em tempo real, a localização dos itens transportados, garantindo um deslocamento mais seguro e eficiente.
Com base nisso, nós separamos uma matéria especial para você, com as melhores tecnologias de rastreamento de cargas presente no mercado.
Confira quais são elas:
A telemetria é uma tecnologia interessante, já que, além de rastrear a carga, possibilita o acesso às informações e controles com relação ao desempenho do veículo – como velocidade durante o percurso e tráfego em regiões perigosas – o que ajuda na redução dos índices de acidentes e furtos de carga.
Ou seja, é um sistema integrado que tem como função monitorar o veículo durante todo o trajeto. Através de uma rede sem fio (via satélite ou rádio), este identifica a localização do automóvel e fatores como: performance do veículo/motorista; falhas no sistema; perda de potência; freadas bruscas e combustível gasto.
Com esse equipamento, você garante o aumento na segurança de seus colaboradores, qualidade das mercadorias e o gerenciamento da frota fica mais apropriado.
Equipamento utilizado para localização do veículo, o qual o monitora por 24 horas por dia, em tempo real. Ele atua por meio de serviços via satélite GSM/GPRS e radiofrequencia – podendo ser monitorado através de smartphones, computadores e tablets.
O sistema permite que seja feito bloqueio de veículos e que alertas sejam enviados em determinadas situações.
A grande vantagem do sistema GPS é o suporte de 24 satélites que giram ao redor da Terra – sendo assim, independente de onde você esteja, terá ao menos 4 territórios ao seu alcance.
É importante ressaltar que o aparelho instalado nos veículos, o qual muitas pessoas chamam de GPS, é apenas um navegador que faz uso da tecnologia GPS.
O Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS do inglês) é uma ferramenta voltada para o planejamento, controle e gestão de todos os processos que têm relação com o transporte de cargas.
As suas principais funções são:
Essa ferramenta pode ser dita como uma tecnologia de identificação e comunicação de curto alcance, que tem como princípio a fixação de uma etiqueta na mercadoria. Essa, por sua vez, gera uma onda até um transceptor, antena e repassa as informações sobre o produto.
Um ponto interessante é que ela também pode ser instalada em pesssoas, embalagens de todos os tipos, produtos e até mesmo em animais. O sinal de ondas de rádio é convertido para informações digitais, o que torna a identificação e rastreio extremamente rápido e eficaz.
E a sua empresa, já conta com alguma dessas tecnologias de rastreamento?