O setor industrial vem se atualizando perante as evoluções tecnológicas – buscando adaptar-se às exigências feitas pelos consumidores para se concretizar no mercado – desde a primeira Revolução Industrial, que ocorreu no século XVIII.
A logística é uma das áreas que segue esse conceito, e a sensação do momento é a Logística 4.0.
Você sabe o que é isso? Se a resposta for não, deixa que a gente te explica!
O conceito de logística 4.0 surgiu a partir da indústria 4.0, sendo assim, é importante que você entenda um pouco da revolução para ter uma base do assunto que será desenvolvido ao longo do texto.
A Indústria 4.0 é a que estamos inseridos nos dias de hoje, ela se baseia no conceito de grande escala na produção utilizando principalmente recursos ciberfísicos, com grande quantidade de produtos, de modo que estoques sejam acumulados para que os itens disponíveis sejam mantidos sem que ocorra o risco de falta dos mesmos.
Esses são possíveis por conta da tecnologia da internet e da computação em nuvens, potencializando os níveis de rendimento em escala global.
A expressão representa uma nova fase da logística, ultra conectada e que se dedica ao ganho de eficiência através da velocidade e de informações fornecidas pela indústria. Ou seja, busca alto nível de automatização dos processos por meio da digitalização das atividades, agilidade no compartilhamento de informações e até na utilização de mecanismos robóticos para tornar a gestão da empresa mais eficiente.
Dessa forma, é possível tornar toda a operação conectada, desde máquinas e transportadoras até colaboradores. O objetivo principal é prover uma logística rápida, conecta e inteligente.
A principal vantagem dessa nova categoria é rever aspectos importantes da logística tradicional e aperfeiçoá-las por meio de novas práticas e recursos tecnológicos. Com isso, é possível proporcionar:
Ficou claro os benefícios da Logística 4.0?
Quer contar com uma empresa especializada na área e alavancar as vendas? Entre em contato conosco, estamos pronto para atender você!